Poções: Título de Cidadão Poçoense e Comenda Tonhe Gordo marcam reinauguração da Câmara

Foto: ASCOM – CMVP

A Câmara Municipal de Vereadores de Poções realizou na segunda-feira segunda-feira (05/02) Sessão Solene para reinauguração de seu prédio, entrega do Título de Cidadão Poçoense e da Comenda Antonio Edvaldo Macêdo Mascarenhas (Tonhe Gordo).

Foto: ASCOM – CMVP

A sessão foi aberta pela Filarmônica 26 de Junho que executou os hinos do Brasil, da Bahia e de Poções. O evento contou com a participação de diversas autoridades civis, militares e eclesiásticas de Poções e região como o presidente da câmara, Davi Soares; a presidenta União dos Vereadores da Bahia, Edylene Ferreira; o prefeito de Poções, Leandro Mascarenhas; o ex-prefeito de Poções, Luciano Mascarenhas; o prefeito de Bom jesus da Serra, Edinaldo Meira; o deputado federal, Antonio Brito; a deputada federal, Alice Portugal; o presidente da FETAG-BA, Claúdio Bastos; o Major PM da 79ª, Carlos Elder Coelho; o Major PM, Raimundo Nonato de Almeida Junior; o Padre da Paróquia do Divino, Ariovaldo Aragão; o Padre da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz em Vitória da Conquista, Valmir Neves; e o Diácono da Paróquia do Divino, João Cambuí; além dos vereadores Afonso Martins de Souza Filho, Antonio Pereira Lemos Neto, Carlos Jesus da Silva, Edson Meira Filho, Eduardo dos Santos Barbosa, Jorlando José Rocha Da Penha, Laudelino da Costa Palmeira, Leordino de Oliveira Silva, Nelson Machado Correia e Zilduardo De Almeida Silva. Devido problemas de saúde, a vereadora Marilene Oliveira não participou da sessão. Autoridades religiosas também estiveram presentes como o Padre Ariovaldo Aragão, o Padre Valmir Neves e o Diácono João Cambuí.

Foto: ASCOM – CMVP

Em seu discurso, o presidente Davi Soares falou sobre a importante obra realizada na sede do legislativo que foi totalmente reformado e modernizado. Ele ainda destacou a criação da Comenda Antonio Edvaldo Mascarenhas, o saudoso Tonhe Gordo, que dedicou sua vida a Poções. “Tonhe foi um grande homem que tive a honra de ter como amigo. Ele teve uma linda trajetória política, chegando a ser presidente da UPB e vice-presidente da CNM. Tonhe Gordo é o maior líder político da história de Poções”.

 

Foto: ASCOM – CMVP

Davi ainda falou sobre o Título de Cidadão Poçoense e fez uma justa homenagem a todos contemplados, quais tanto contribui para o desenvolvimento de Poções. “São empresários, profissionais liberais, autoridades eclesiásticas, políticos, representantes da sociedade civil, enfim, pessoas que fazem parte da história de nossa cidade, que apostaram no seu desenvolvimento e ajudaram a construí-la com a dedicação do seu trabalho e sua sabedoria. São todos merecedores do nosso reconhecimento”, afirmou o presidente da casa de leis.

Foto: ASCOM – CMVP

Todas as autoridades civis, militares e eclesiásticas fizeram uso da palavra e agradeceram pelo recebimento das honrarias, enaltecendo o Título de Cidadão Poçoense e a Comenda Antonio Edvaldo Mascarenhas (Tonhe Gordo). A sessão solene lotou a câmara com centenas de pessoas. A sessão ainda foi transmitida ao vivo em vídeo pela pagina da câmara no Facebook e por sites e blogs da cidade. Em áudio, a sessão foi transmitida pela Rádio Liberdade FM e Pela Rádio Povo AM.

Foto: ASCOM – CMVP

Foram agraciados com o Título de Cidadão Poçoense Valdenir Ferreira dos Santos, Edineia de Jesus Souza, Ana Claudia Gonçalves Silva, Jonas de Souza Santos, Eliezer Pereira de Assunção, Jose Aparecido Cordeiro Junior, Alessandra Marcia Cardoso Pereira, Manuel da Silva Pires, Cláudio Silva Bastos, Elifran de Souza Costa, Jailson de Oliveira Gomes, Hélio Pereira Lima, Maria Lúcia dos Santos, Mirian Carneiro de Azevedo Meira, Gilberto Azevedo de Brito, Diac. João Cambui da Silva, Silvio Resende Monteíro, Cap. PM Mauro Florêncio de Lima Júnior, Rosinei Teixeira do Carmo Andrade, Vinicius Rodrigues Silva, Sinval de Jesus Santana, João Alves de Souza, Alípio Vieira Sobrinho, Gilberto José Silva, Isaias Coelho de Araujo, Alie Mazzuco Portugal, Ivonildo Carvalho Araújo, Fredson Sampaio dos Santos, Geraldo Majela Cavalcante de Souza, Maria Ângela Muskat, José Pereira dos Santos, Pe. Valmir da Silva Neves, Antônio Andrade Santos Junior, Doriléia de Almeida Ferreira, Ariosvaldo de Jesus Aragão, Roberto Moreira de Oliveira, Maj. PM Raimundo Nonato de Almeida Junior, José Carlos de Jesus Barbosa e Laudelino da Costa Palmeira.

Foto: ASCOM – CMVP

Já a Comenda Antonio Edvaldo Mascarenhas (Tonhe Gordo) foi entregue a Luciano Araujo Mascarenhas, José Roberto da Silva Carvalho, Antonio Luiz Paranhos Ribeiro Leite De Brito,  Carolina Silva Neta,  Major PM Carlos Elder Coelho de Abreu,  Adriano Augusto Alves da Cruz,  Marcos Vinicius Sola,  Yuri Rocha Meira de Magalhães e  Jonas Delfino Honorato. Ainda foram homenageados com moção de Aplausos a Filarmônica 26 de Junho, Dr. Gerson De Souza Filho, Dr. Eduardo Brandão, Leandro Araujo Mascarenhas, Edilene Lopes Ferreira, Thalles Argolo Correia. Informações ASCOM – CMVP.