Mirante: Secretarias de Educação e Saúde em parceria para possível retornos às aulas semipresenciais

Foto: Prefeitura de mirante

Na manhã desta quarta-feira (14), a Secretária Municipal de Educação, Juliana Caires, juntamente com sua equipe pedagógica e gestores escolares se reuniram com a Secretária Municipal de Saúde, Daniella Brito e as Coordenadoras da Atenção Básica e da Vigilância Epidemiológica para dar início ao diálogo acerca do possível retorno às aulas semipresenciais em nosso município.

Foto: Prefeitura de mirante

Neste interim foi apresentando o boletim epidemiológico da COVID19 no município, onde foi observado um número decrescente de casos ativos, o que, segundo a coordenadora da VIEP Ione Matos, persistindo esse quadro, há um ensejo muito grande de a Secretaria Municipal de Saúde validar o retorno às aulas semipresenciais com mais segurança para todos os estudantes e profissionais de educação e seus familiares, desde que sejam observados e mantidos todos os protocolos de segurança em todas as escolas e transporte escolar.

A fim de passar mais tranquilidade, a Secretaria de Saúde apresentou dados sobre o andamento do processo de vacinação no município onde mais de 46,4% da população já foi vacinada incluindo os profissionais ligados à Educação, que em sua maioria já foram também vacinados.
A Secretaria Municipal de Educação ressaltou que os espaços escolares já estão sendo preparados para retomar as aulas de maneira presencial em breve, e as adaptações necessárias serão feitas de acordo com as orientações técnicas da Vigilância Sanitária, dentre elas a aquisição de equipamentos de proteção individual específicos para os profissionais e estudantes e garantia de vacinação para todos os profissionais da educação. Também serão exigidos os mesmos cuidados sanitários de outros estabelecimentos com atividade presencial, a exemplo de afastamento de carteiras, uso obrigatório da máscara, dispensação e uso de álcool em gel, além de aferição de temperatura corporal de professores, alunos e trabalhadores da escola na entrada e na saída. A Vigilância Sanitária Municipal fará uma inspeção nas instalações das escolas, para emissão de um parecer sobre a viabilidade de funcionamento.

A ação de retorno das aulas esta sendo discutida para que muito em breve possamos voltar às aulas semipresenciais que deverá seguir às medidas preventivas do plano de retorno previsto pela Secretaria Municipal de Educação baseado nas recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). As secretarias concordam que essas medidas são necessárias para impedir a propagação do vírus e garantir a aprendizagem a todos de maneira segura.