Maracás: Justiça acata denúncia do PDT e torna Leur Lomanto Inelegível

Informações são do Portal Bahia Notícias.

A Justiça Eleitoral da Bahia acatou pedido do PDT de Maracás e decidiu pela inelegibilidade do deputado federal Leur Lomanto Júnior (União), sob acusação de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Além do parlamentar, a punição se estende também para o candidato à Prefeitura de Maracas em 2020, Fábio Penna, o ex-coordenador do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Lucas Lobão, e o radialista Arivaldo São Paulo. Se confirmada, os acusados ficam impedidos de disputar eleições durante oito anos a partir da eleições de 2020, quando os fatos aconteceram. De acordo com a peça, “os autores contribuíram para a chegada, no município de Maracás, de maquinários e de mão de obra destinados à persecução de obra asfáltica”. (mais…)

Governo Bolsonaro: Decide demitir Silva e Luna do comando da Petrobras

Foto: Reprodução

O presidente da República Brasileira Jair Messias Bolsonaro decidiu alterar o comando da Petrobras. O atual presidente da empresa é o general da reserva Joaquim Silva e Luna, que foi comunicado sobre sua saída do cargo nesta segunda-feira (28), segundo informações publicadas pelo jornal “Folha de S.Paulo” e pela revista “Veja”. A decisão foi tomada após um período de desgaste entre a Presidência da República Brasileira e o comando da Petrobras, motivado pelo aumento no preço dos combustíveis em 11 de março. Bolsonaro chegou a qualificar a decisão como “um crime”. O militar assumiu a Petrobras há menos de um ano1. Ele foi o segundo presidente sob o Governo Bolsonaro, que havia indicado anteriormente o economista Roberto Castello Branco para o cargo.

Governo Bolsonaro: Alvo de denúncias, Milton Ribeiro deixa o Ministério da Educação

Foto: Reprodução

Alvo de inquérito da Polícia Federal, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, entregou sua carta de demissão ao presidente da República Brasileira Jair Messias Bolsonaro, em reunião no Palácio do Planalto na tarde desta segunda-feira (28). Seu pedido de demissão deverá ser aceito por conta do escândalo do “gabinete paralelo” no MEC. O secretário-executivo do MEC, Victor Godoy Veiga. deve assumir como substituto de Ribeiro. A saída foi costurada com Jair Bolsonaro como melhor solução para evitar desgaste as Eleições 2022. Ribeiro está no centro de uma crise no MEC, que se intensificou na semana passada. O jornal “Folha de S. Paulo” revelou um áudio que mostra o ministro, em uma reunião com prefeitos, dizendo que, a pedido de Bolsonaro, repassa verbas do ministério a municípios escolhidos por pastores. Depois da divulgação dos áudios, também começaram a surgir denúncias de prefeitos de que os pastores favorecidos no MEC cobravam propina dos municípios para a liberação das verbas.

Urgente: Vilas-Boas pede exoneração da Secretaria da Saúde após caso de ofensa a chef

Foto: Divulgação

A Secretária de Saúde da Bahia (Sesab) não é mais comandada por Fábio Vilas-Boas. Nesta terça-feira (3), o agora ex-secretário pediu exoneração da pasta, após reunião com o governador Rui Costa (PT), onde foi entregue uma carta com o pedido, aceito pelo governador. A saída se deu após o caso de ofensa contra a chef do restaurante Preta, Angeluci Figueiredo (reveja aqui). Na carta, o médico agradeceu a confiança do governador que lhe fez o convite e que “me deu a oportunidade de contribuir para uma verdadeira revolução na saúde visando atender a quem mais precisa”. Fábio também desculpou-se por episódios recentes envolvendo a empresária Angeluci Figueiredo.  (mais…)

Eleições 2022 | ACM Neto lidera primeira pesquisa para Governo do Estado da Bahia com quase 50%

O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), lidera todos os cenários testados para o governo da Bahia em um levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas, em parceria com o Bahia Notícias. O presidente nacional do DEM foi testado em um cenário com até sete nomes e também em uma disputa direta com o ex-governador Jaques Wagner (PT) em 2022. ACM Neto tem percentual de intenções de voto entre 49,3% e 56,5% na corrida para governador. (mais…)

Fachin anula condenações de Lula no âmbito da Lava Jato; ex-presidente torna-se elegível

Foto: Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, anulou todos os atos processuais envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no âmbito da Operação Lava Jato, incluindo os casos do sítio de Atibaia, do triplex do Guarujá e do Instituto Lula. Em decisão monocrática, o magistrado declarou a vara federal de Curitiba como incompetente para julgar os casos e decidiu pela nulidade de todos os atos. Com a decisão, o líder petista retoma, ao menos por enquanto, sua elegibilidade. Caso o pleno do STF confirme a decisão de Fachin, os processos de Lula serão encaminhados para a Justiça Federal do Distrito Federal, que decidirá se os atos tomados em Curitiba serão reaproveitados.

Prefeito de Manoel Vitorino é eleito Presidente do CISUDOESTE

FOTO: DIVULGAÇÃO

Nesta segunda-feira, 11, representantes dos nove municípios membros do Consórcio Intermunicipal do Sudoeste (CISUDOESTE) e da Associação dos Municípios da Micro-Região do Sudoeste em Poções (AMIRS) participaram de uma reunião, em Poções, cuja pauta tratou sobre a eleição da nova diretoria da entidade. Foi eleito para Presidente, o Prefeito de Manoel Vitorino, Silvany Barros; para vice-presidente, Paulo dos Reis, de Caetanos; Secretário-Geral, Jornando Vilasboas Alves (Jornandinho), de Bom Jesus da Serra; Primeiro Secretário, Cloves Alves Andrade, de Planalto; Tesoureiro, Adonias da Rocha Pires de Almeida, de Boa Nova. O Conselho Fiscal ficou composto por Wagner Ramos, de Mirante; Marival Neuton de Magalhaes Fraga de Nova Canãa; e Oberdan Rocha, de Barra do Choça. Silvany derrotou Paulo dos Reis por seis votos a três.

Por conta da pandemia, a reunião não foi realizada na sede do Consórcio, como de costume, a fim de garantir o distanciamento social. O mandato será de dois anos, 2021-2022. Logo após a posse, o novo Presidente, Silvany Barros se comprometeu em buscar a unidade do grupo como também a reestruturação do consórcio.

Governador anuncia cancelamento do São João em toda a Bahia e prorrogação da suspensão das aulas

Foto: Divulgação

Não haverá festejos juninos na Bahia, este ano. O anúncio do cancelamento do São João, em 2020, foi feito pelo governador Rui Costa, durante o Papo Correria desta terça-feira (28), que ainda tratou de outras medidas relacionadas ao combate do coronavírus, no território estadual. Uma delas é a nova prorrogação do decreto que determina a suspensão das atividades escolares, nas redes pública e privada, por mais 15 dias, a partir de 3 de maio. Acompanhado pelo secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, Rui destacou que as ações são motivadas pelo atraso na chegada dos respiradores adquiridos pelo governo baiano para a montagem de 1,3 mil leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19, em todo o estado. “Se as projeções se mantiverem, até o final de maio, serão necessários, ao menos, mil leitos exclusivos para tratamento da Covid-19. Compramos respiradores de diferentes fornecedores justamente para garantir a chegada dos equipamentos, mas, até o momento, nenhuma das cargas chegou, impedindo a montagem desses novos leitos para pacientes com sintomas graves da doença”, explicou. (mais…)

Em reunião, prefeitos da região decidem manter decretos de prevenção ao Covid-19

Foto: Divulgação

Prefeitos de algumas cidades que fazem parte do consórcio/sudoeste voltaram a se reunir nesta terça-feira (31), e pauta mais uma vez foi a Covid-19, o Coronavírus. Na reunião foram discutidos as medidas que foram adotadas pelos municípios no tocante a prevenção e impedimento da disseminação do vírus nas cidades.

refeitos de algumas cidades que fazem parte do consórcio/sudoeste voltaram a se reunir nesta terça-feira (31), e pauta mais uma vez foi a Covid-19, o Coronavírus. Na reunião foram discutidos as medidas que foram adotadas pelos municípios no tocante a prevenção e impedimento da disseminação do vírus nas cidades. Informação Bom Jesus Noticias